Biografias e Histórico da Parceria

RUSSELL D. ARCHIBALD, PhD(Hon), MsC, PMP, IPMA

RUSSEL D. ARCHIBALD, Parceiro do PMI (membro número 6) e também parceiro APM/IPMA, ocupou posições como engenheiro e executivo em diversas empresas nos EUA, França, México e Venezuela.

Desde 1982, prestou consultoria a companhias, agências e bancos de desenvolvimento em 12 países e 4 continentes, e ensinou os princípios e práticas de Gerenciamento de Projetos a centenas de gerentes e especialistas ao redor do mundo.

Ele é bacharel e mestre em Engenharia Mecânica e é listado em “Who’s_Who_in_the_World”.

O Dr. Archibald é autor do livro Managing High-Tecnology Programs and Projects, um clássico da literatura de GP. Sua primeira edição foi lançada em 1976 e representou uma revolução na literatura de GP então existente.

Este livro influenciou as principais lideranças em GP de todo o mundo e é considerado um clássico da literatura de GP. Nunca perdeu a atualidade. Ele foi também publicado em russo, italiano e, em 2005, chinês simplificado. Russ publicou ainda outros livros e vários artigos sobre Gerenciamento de Projetos.

Russ criou uma comunidade mundial voltada para o aperfeiçoamento da ciência gerenciamento de projetos, que conta hoje com representantes em diversos países, inclusive Brasil.

Página na Internet: www.russarchibald.com

DARCI SANTOS DO PRADO, PhD

 

Darci Prado é consultor do INDG – Instituto de Desenvolvimento Gerencial. É Engenheiro Químico, com especialização em Engenharia Econômica e em Logística e Doutorado em Engenharia pela UNICAMP. Trabalhou na IBM e foi Professor Adjunto da Escola de Engenharia da UFMG. É autor da série de livros "Gerência de Projetos" (5 volumes) da editora INDG-Tecs. É autor da metodologia MEPCP, do modelo de maturidade MMGP e do software SISGEP. Prestou consultoria a dezenas de empresas brasileiras e treinou mais de 2.000 profissionais em todo o Brasil.

LivroMMGP

PParticipou da fundação dos chapter do PMI em Minas Gerais e Paraná e foi membro da diretoria do chapter Minas Gerais durante 1998-2002. Foi presidente da representação da IPMA em Minas Gerais durante 2006-2008. Atualmente é membro do Conselho Editorial da Revista Mundo PM.

Sua experiência no magistério inclui passagens em cursos de graduação e pós-graduação na UFMG, Fundação Dom Cabral e UNICAMP.

Seu livro Maturidade em Gerneciamento de Projetos, 2ª edição, da editora INDG-Tecs é um publicação pioneira no Brasil sobre o assunto.

E-mail: darciprado@uol.com.br

HISTÓRICO DESTA PARCERIA

A história da MPCM começa em 2001, quando Russel Archibald cria uma comunidade internacional, via WEB, para desenvolver avanços na ciência Gerenciamento de Projetos a partir de seu Modelo de Categorização de Projetos.

Em dezembro de 2002 Darci Prado lança seu modelo de maturidade (Prado-MMGP) na segunda edição de seu livro Gerenciamento de "Programas e Projetos nas Organizações".

Em Dezembro de 2004 Russel Archibald e Darci Prado firmam uma parceria para lançar uma pesquisa na internet utilizando o Modelo de Categorização de Projetos de Archibald e o modelo Prado-MMGP.

Em 2005 forma-se, com a liderança de Darci Prado, a equipe voluntariada principal que se encarregou de criar o site e a metodologia da pesquisa. Assim, nos meses de Outubro a Dezembro, a pesquisa é realizada no Brasil com 260 participantes.

Site em Português English Site Pagina de entrada