COMO FORNECER RESPOSTAS QUANTITATIVAS

DARCI PRADO

Algumas perguntas do questionário disponível neste site relacionam-se com o fornecimento de dados de indicadores de resultados de execução de projetos. De modo a termos o mesmo referencial de entendimento, produzimos este texto para ser utilizado pelos usuários deste site.

SUCESSO TOTAL, SUCESSO PARCIAL E FRACASSO:

Veja o texto disponível neste site. Clique aqui.

ATRASO E ESTOURO DE CUSTOS:

Efetue a comparação entre os dados do encerramento do projeto com os dados do início do projeto (veja as caixas “Implementação”, nas figuras abaixo). Deve-se considerar como inicio do projeto aquele momento logo após a AUTORIZAÇÃO DE INÍCIO (veja “OK?” nas figuras abaixo), quando se efetua a INICIAÇÃO do projeto (geralmente quando se produz o Project Charter).

ciclovidagp

Após a Iniciação, temos a fase de Planejamento que geralmente utiliza dados oriundos dos estudos efetuados na fase de Business Case, tais como estudo do negócio, estudos técnicos, estudo de viabilidade técnico-financeira, etc. e se produz o cronograma-baseline, o orçamento-baseline, etc, que são também aprovados pela alta administração.

Todos estes dados são chamados de baseline original oficial. Assim, a comparação é feita entre os dados de encerramento do projeto e os dados de baseline original oficial.

Observe ainda que podem ocorrer mudanças durante a execução do projeto e que, eventualmente, pode ocorrer até mesmo a troca da baseline. Mesmo assim, a comparação deve continuar a ser feita entre os dados de encerramento do projeto e os dados da baseline original oficial. Somente assim podemos avaliar quão precisos são os estudos produzidos nos “business cases”, quão bem os projetos são planejados e quão bem eles são executados. Exceções podem ocorrer quando existe uma mudança radical no projeto e, neste caso, se utiliza como baseline original a nova baseline.

Para finalizar: procure fornecer os dados os mais corretos possíveis. Somente assim a pesquisa poderá trabalhar com uma base de dados altamente confiável e fornecer um retrato o mais próximo possível da realidade brasileira em gerenciamento de projetos, o que, em última análise, motivará as organizações a evoluírem em gerenciamento de projetos. Fazendo assim você estará contribuindo para um importante passo no caminho do aumento da competitividade das organizações brasileiras.