RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES ANTES
DO PREENCHIMENTO DO QUESTIONÁRIO

A parte central desta pesquisa é constituída de um questionário de 40 perguntas, através do qual é possível avaliar a maturidade de um setor de uma organização com um grau de acerto muito satisfatório. Ela estará disponível na internet a cada novo ano e, assim, será possível que o respondente trace um plano de crescimento e possa acompanhar este plano anualmente. Acreditamos assim que esta pesquisa tem um aspecto muito importante para sua organização e para o Brasil.

Certamente, é fundamental que, no ato de fornecimento de respostas às perguntas do questionário, existam seriedade e honestidade, além de um bom conhecimento do uso de gerenciamento de projetos no setor sendo avaliado.

Desta forma, solicitamos enfaticamente que o respondente forneça as respostas o mais próximo possível da sua realidade, conforme sua prória percepção. Evite ser ´´bonzinho´´ avaliando as perguntas de forma não condizente com a realidade, apenas para obter um bom resultado e parecer que no seu setor tudo vai bem. Fazendo assim você estará prejudicando esta pesquisa e também prejudicará o seu setor, pois não será possível elaborar um plano de crescimento adequado. Somente com respostas honestas será possível traçar um plano de crescimento honesto e será possível se comparar a maturidade do seu setor com os resultados consolidados de outros setores e outras empresas que sejam semelhantes à sua.

Geralmente se gasta entre 30 e 90 minutos para o preencimento completo do questionário. Sugerimos os seguintes procedimentos antes do preenchimento do questionário:

a) Leia os textos existentes em Informações Gerais. Se possível, faça um download dos textos e leia-os para se preparar adequadamente para responder o questionário;

b) Sugerimos reservar um momento apropriado para preencher o questionário, evitando fazê-lo em momentos de grande agitação;

c) Se possível, convide um profissional de seu setor que conheça bastante o assunto para auxilá-lo nesta tarefa. Visto a amplitude do assunto, a prática tem mostrado que duas pessoas conseguem interpretar melhor as questões.

EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇO

Caso o respondente for um prestador de serviços (consultoria, engenharia, informática, etc.) trabalhando para outra organização, o respondente deve prestar bastante atenção ao preencher o questionário. Deve-se a manter HOMOGENEIDADE das respostas relativamente á carteira de projetos e a qual empresa (contratada ou contratante) as respostas se referem. Ou seja, não se deve responder uma pergunta pensando na contratada e outra pergunta pensando na contratante.

Por exemplo, o respondente pode ser um profissional de uma pequena organização que trabalha como consultor em tempo integral dentro de uma grande organização (por exemplo, Petrobrás) e está inteiramente envolvido com os projetos da grande organização (Petrobras). Para melhor esclarecer este assunto, vamos tomar a Petrobras como exemplo:

a) Seja o caso de um setor da Petrobras onde temos um prestador de serviços que é uma pequena empresa. Assim, o respondente pode optar por responder todas as perguntas segundo a ótica daquele setor da Petrobras, e não segundo a ótica de sua empresa. Ou seja, trata-se de um consultor atuando junto aos projetos da Petrobras. Neste caso, por exemplo:

- Ao responder qual o faturamento anual da empresa, ele deve fornecer os dados da Petrobras.

- Ao responder qual a quantidade de projetos da carteira em questão, ele deve fornecer os dados daquele setor da Petrobras.

- Ao responder qual o custo médio dos projetos, ele deve fornecer os dados daquele setor da Petrobras.

- Em nenhuma pergunta ele usará como referência a sua própria empresa.

Certamente, caso os dados da Petrobras não estiverem disponíveis ou forem confidenciais, ele pode escolher esta opção em cada pergunta pertinente. Por outro lado, o respondente deve ficar atento se aquele setor da própria Petrobras já está participando desta pesquisa. Neste caso, a empresa prestadora de serviços não deve participar da pesquisa.

b) Seja agora o caso de uma grande empreiteira executando obras (projetos) dentro da Petrobras. Neste caso, o respondente pode responder todas as perguntas com dados de sua própria empresa, considerando a carteira de projetos que está executando para Petrobras, e em nenhum lugar citará dados da Petrobras. Aliás, muito provavelmente a empreiteira possui outras obras em outras empresas e sua carteira de projetos é o conjunto de obras em todas as organizações.

CONCLUINDO: uma vez fornecido o nome da empresa na questão 4, todas as respostas para as outras perguntas devem se referenciar a esta mesma empresa.


 

 
Site em Português English Site Pagina de entrada